• página inicial|
  • notícias Petrópolis|
  • busca|
  • sobre Petrópolis|
  • cadastrar empresa|
Notícias da Cidade Petrópolis
siga-nos:
Blog de Petrópolis
Encontra Petrópolis no Google+
siga o Encontra Petrópolis no Twitter
siga o Encontra Petrópolis no Facebook
 categorias:  A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y

Está aberta a temporada de montanhismo em Petrópolis

segunda-feira, 6 de maio de 2013


O outono já chegou e com ele vem o melhor período para quem curte fazer trilha e subir montanha. Ontem (5), foi aberta oficialmente a temporada de montanhismo na cidade de Petrópolis, Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. O evento realizado pelo Centro Excursionista Petropolitano (CEP) acontece durante todo o dia na Praça da Liberdade, no Centro.

O evento contou com a participação de empresas de ecoturismo, uma equipe do Parque Nacional Serra dos Órgãos, escoteiros, radioamadores, Sociedade Petropolitana de Fotografia (Sopef) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Famílias e praticantes do montanhismo prestigiaram o encontro. Mas foi uma parede de escalada que atraiu o público jovem. A pequena Ana Carolina Santana, de sete anos, não resistiu à brincadeira e decidiu experimentar. “Foi bom. Foi a primeira vez”.

O período de estiagem das chuvas, que vai de maio a novembro, é a melhor época para praticar o montanhismo. O encontro, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, é feito com a proposta de divulgar a prática desse esporte radical e também discutir os impasses que os praticantes têm encontrado com o bloqueio de algumas trilhas. “O evento é para divulgar o montanhismo e mostrar que é um esporte organizado. Nós queremos ver lá de cima o visual, ver a montanha. Não queremos ser vetados da nossa “quadra de esportes””, observou Julian Kronenberger, diretor de patrimônio do CEP.

Os praticantes em Petrópolis têm esbarrado em um problema que é o fechamento de alguns caminhos, tanto por empreendimentos imobiliários como também por invasão. O evento na cidade de Petrópolis também pretende alertar para a reabertura desses roteiros. “A cada ano aumenta mais a restrição, já que mais construções são feitas. Lutamos pelo acesso à montanha, que é um bem de todos”, pontuou Julian.

Hoje, a cidade tem cerca de 500 montanhistas, sendo 100 deles associados ao CEP. Mas, praticantes de várias regiões, como guia Rio de Janeiro e São Paulo, vêm ao município para desbravar as trilhas e montanhas da Cidade Imperial. “Petrópolis tem cerca de 100 trilhas de todos os níveis, mas apenas 15 caminhos são os mais feitos, por serem mais conhecidos. Os outros são com maior grau de dificuldade e para quem quer mais desafio, como paredão de escalada”, comentou Julian.

Fonte: G1



Mais notícias sobre Petrópolis:

  • Petrópolis recebe exposição inédita de tapetes ornamentais
  • APPO realiza nesta semana chá beneficente em Petrópolis
  • Associação de pacientes de câncer de Petrópolis promove evento
  • História dos Quadrinhos no Brasil é tema de palestra em Petrópolis
  • Festival Sesc Rio de Inverno divulga novas atrações para Petrópolis e região

Esta notícia foi publicada em segunda-feira, 6 de maio de 2013 a 0:01 na categoria Eventos Petrópolis, Notícias Petrópolis, Serviços Petrópolis.

Deixe um Comentário



  • Moradores Ilustres


    Facebook
    Comentários
    fãs
    comentários
    2
  • Informações Úteis

    • Envie notícia
    • Sobre o blog
  • Receba Notícias



  • Procure uma notícia:

  • Artigos Recentes

    • Conheça o novo site de Classificados de Petrópolis
    • Carnaval em Petrópolis será com comércio e pontos turísticos abertos
    • Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil será realizada neste sábado em Petrópolis
    • Ato público em Petrópolis lembra 50 anos do Golpe Militar
    • Petrópolis terá ensaio aberto de dança flamenca nesta sexta-feira
    • Vacinação da BCG em Petrópolis tem novo horário
    • Prefeitura de Petrópolis divulga cursos do CVT; Inscrições seguem até fevereiro
    • O Museu Imperial de Petrópolis realiza programação especial de férias em janeiro
    • Sisu oferece 181 vagas para cursos de graduação em Petrópolis
    • Inscrições estão abertas para cursos gratuitos na UCP em Petrópolis
  • Categorias

    • Cursos Petrópolis (5)
    • Eventos Petrópolis (25)
    • Notícias Petrópolis (114)
    • Reclamações Petrópolis (6)
    • Serviços Petrópolis (77)
    • Shows Petrópolis (4)
  • O seu Jornal Online


Copyright © Notícias da Cidade Petrópolis
Termos do Serviço | Política de Privacidade